Transformar dados em informações estratégicas é o principal objetivo de uma equipe deWeb Analytics. Mas como converter esse conhecimento em ganhos reais? Para responder a essa pergunta, o WAW Rio contou com Ruy Carneiro, sócio da WA Consulting e renomado profissional da área de Web Analytics.

A quarta edição do evento teve como tema “Análise de dados: como alinhar métricas às estratégias digitais” e aconteceu no dia 12 de setembro, no auditório da ESPM. Também participaram da mesa redonda Paulo Teixeira, do Marketing de Busca, e Marcos Giuntini, Diretor de Operação e Inovação na Avantare Inteligência Interativa.

Após apresentar o histórico do mercado de web analytics (WA), o consultor apontou queplanejar as ações é fundamental. Definir métricas é uma parte importante nesse processo, já que é a partir delas que serão escolhidas as WA, baseadas nas necessidades e objetivos da empresa. “Planejar não é uma prática comum no meio empresarial, mas esse cenário deve ser mudado. Apenas com um trabalho organizado é que a empresa ganha maturidade e consegue melhorar os resultados”.

Um bom planejamento é importante e pode evitar erros de implementação de um projeto e conflitos de expectativas. “Quem contrata quer saber o retorno que vem para o bolso”, disse ele. Além disso, não se pode deixar de lado o processo de melhoria contínua. A maneira como um cliente interage hoje irá mudar com o passar do tempo, e é preciso acompanhar essa mudança constantemente para obter resultados mais precisos.

Outra dica de Ruy é utilizar o indicador-chave de desempenho (KPI), como termômetro para verificar se os objetivos estratégicos da empresa estão sendo alcançados. Uma métricapode ser um KPI, desde que consiga isso. Pare ele, é preciso ter sempre como metaentender o comportamento do usuário e, a partir disso, formular as ações. “Conhecer o cliente e fidelizá-lo é fundamental em um mercado competitivo”, explicou.

De acordo com Ruy, o problema do setor não é apenas falta de investimento das empresas, mas o baixo aproveitamento das informações geradas devido a não compreensão de sua importância. “O profissional precisa mostrar ao responsável pela empresa que aqueles dados podem fazer o lucro da empresa aumentar se entendidos e usados de forma correta.Ações baseadas nos resultados métricos são muito eficientes”, explicou. Conseguir resultado rápido não é impossível, e, muitas vezes, pode ser feito a partir de pequenas mudanças. “Basta saber trabalhar a informação”, afirmou.

Confira a apresentação de Ruy:

 

 

Assista como foi o evento:

 

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