Como desenvolver uma cultura de métricas digitais nas empresas foi a discussão central do WAW RJ do mês de julho. O evento, que aconteceu no dia 11, teve apresentação da Raquel Scrivano, coordenadora da área de inteligência em conexões com o consumidor da Coca-Cola Brasil.

O encontro foi mediado por Gabrielle Ferreira, integrante do comitê de Web Analytics do IAB, Daniella Morier, sócia-diretora da Avantare Inteligência Interativa, e Paulo Teixeira, do Marketing de Busca. Participaram da mesa redonda Demetrius Ferreira, especialista em informações gerenciais com foco em métricas na Oi, e Lucas Napolitano, da área de BI e Brand Performance da dp6.

Para Raquel, um dos passos mais importantes para implantar uma cultura de web analytics é estabelecer, aos poucos, uma rotina de inteligência digital nas empresas. A falta de hábito de medir o retorno dos projetos online e reconhecer o valor dessa prática é o principal desafio. “Como fazer com que todo mundo entenda da mesma maneira os dados apresentados e como isso pode fazer a diferença para quem está vendo essas informações?”, questionou.

Segundo ela, uma estratégia utilizada pela Coca-cola é analisar o “cardápio” de métricas que podem ser consideradas para um determinado objetivo e acompanhar se elas estão sendo realmente trabalhadas durante a campanha. “É importante conectar os dados com os objetivos de negócio da empresa”.

Raquel completou que para ajudar os gestores a entenderem a importância da análise digital é importante mostrar na prática a diferença que os resultados têm nos lucros da empresa. Além disso, explicar de que forma os dados ajudam a nortear as estratégias realizadas, como a produção de conteúdo, por exemplo.

Entretanto, Daniella Morier atentou para o fato de que nem sempre a barreira é apenas em relação a web analytics. “Esbarramos na resistência que o mercado ainda tem em relação ao meio digital”.

Quanto a isso, um dos pontos levantados pela platéia foi a falta de cultura de análise também nas faculdades de tecnologia, que não estimulam esse conhecimento nos futuros profissionais. Mas, Gabri elle adiantou que o comitê de web analytics do IAB já planeja ciclos de palestras nas universidades.

 

Confira a apresentação da Raquel Scrivano: