“Se existissem apenas ferramentas de web analytics pagas, as empresas dariam mais valor a esse trabalho”? Quando Paulo Teixeira, do Marketing de Busca, lançou essa pergunta no auditório lotado da ESPM e várias mãos começaram a levantar, tivemos certeza que o WAW Rio estava de volta. Afinal, o mercado de web analytics só cresce e a vontade de quem trabalha na área é deixá-lo cada vez mais representativo.
A provocação de Paulo dividiu um pouco a platéia, mas uma opinião foi certa: falta implantar uma cultura de análise digital nas corporações, para que elas enxerguem esse investimento como estratégico. Os dados da pesquisa do comitê de analytics do IAB-Brasil, apresentados por Gabrielle Ferreira, coordenadora de Inteligência de Mercado de Novas Mídias na Globosat e integrante do comitê, confirmaram essa impressão e concluíram:
- Falta conhecimento nas empresas sobre web analytics;
- O retorno de investimento online é a maior dúvida na hora de investir;
- Faltam profissionais dedicados;
- Há pouco investimento em profissionais qualificados;
- O planejamento de branding ainda é fraco no meio online.
Ou seja, o investimento em web analytics no Brasil ainda é baixo e não é tratado como prioridade. Mas, Daniella Morier, sócia-diretora da Avantare Inteligência Interativa, que também fez parte da mesa redonda, alertou para o fato que um cenário que pode parecer desanimador é uma oportunidade de crescimento para empresas que trabalham com esse serviço. Isto é, que os profissionais têm a capacidade de melhorar esse mercado.
Gabrielle reforçou isso, dizendo que o que falta é que os dados coletados através das ferramentas sejam transformados em ações para alcançar os objetivos de cada empresa. E sabemos que é pura verdade.
Os números de web analytics no Brasil podem até ser tímidos, mas saímos do WAW Rio com vontade de fazer mais, discutir novas estratégias. E para não ficarmos apenas na vontade, o evento carioca será bimestral, sempre com um tema novo e um clima descontraído, de muito bate-papo e aprendizado.
Confira a apresentação exibida durante o evento: