O primeiro WAW (Web Analytics Wednesday) do ano trouxe a temática de performance em usabilidade. Pedro Calmon apresentou o case do site GNT (reformulado em 2010), abordando desde questões técnicas, processo e cultura de web analytics para melhorar os resultados para a empresa, atendendo melhor as necessidades dos usuários. Abaixo identificamos alguns “highlights”:

Destacamos os pontos altos da palestra:

[Pedro Calmon] “Não deixe passar nada”

Num trabalho de análise de dados como esse, é importante estar atento a todos os detalhes. Mesmo os que parecem irrelevantes, devem ser considerados.

[Pedro Calmon] “Tag foi o pulo do gato pra gente”

Alinhar as tags de acordo com o que está sendo mais buscado no Google, dentro do assunto que se está abordando, é a grande sacada.

[Pedro Calmon] “Organizar a casa antes de trazer o tráfego”

O site do GNT trabalhava com quatro pilares: saúde, moda, beleza e gourmet. Com o novo planejamento estratégico, foram definidas nove editorias, que “conversam” o tempo todo com a TV, além de caminhar com as próprias pernas. Hoje, é produzido conteúdo exclusivo para o canal na web

[Pedro Calmon] “O Futuro é a personalização, websemantica e o mobile”

Deixar seu site favorito com a home do jeito que você gosta é uma tendência forte na área de UX. Organizar o conteúdo de maneira mais eficiente para o usuário, tornando a rede virtual de informações em um ambiente cada vez mais humano é a base da websemântica. Nos canais web da GNT, uma quantidade muito significante dos acessos é oriunda dosdispositivos móveis. A expectativa é que aumente durante os próximos anos.

[Pedro Calmon] “Metas a curto e médio prazo”

Não adianta querer colocar os carros na frente dos bois. O trabalho é árduo, mas as mudanças se dão de maneira gradativa. Testes A/B são feitos. Decisões são revistas. Por isso a importância de pequenas metas, a curto/médio prazo. Conquistando resultados, e avançando sempre.

[Gabrielle] “O resultado não veio da noite para o dia”

Quando a mentalidade do pessoal de TV começa a entender a importância do digital, as coisas começam a acontecer de uma maneira mais fluida, e as ações encontram o ambiente certo para começarem a ser implementadas.

[Marcos Giuntini] “Sucesso em web analytics”

Verificamos neste projeto alguns dos principais ingrediente de uma iniciativa de sucesso em web analytics: suporte dos diretores, bonificação pelos resultados e participação das áreas de TINegócios e Web Ananlytics na equipe do projeto.

[Daniella Morier] “Aspectos culturais foram fundamentais para o sucesso do projeto”

Observar e pesquisar o comportamento do público que acessa portal, assim como o ambiente no qual está inserido, é extremamente necessário para alcançar o resultado positivo, tanto no tráfego como no engajamento.

 

Confira abaixo a apresentação do Pedro Calmon:

 

 

Confira como foi o evento: