No dia
 16 de maio, aconteceu mais uma edição do WAW Rio. Dessa vez, o tema foi Search Intelligence e o objetivo foi discutir a análise de resultados de campanhas online de busca.

O evento contou com
 palestra de André Folli, head da dp6-RJ, que apresentou dicas para integrar ferramentas de web analytics com campanhas de search. Fizeram parte da mesa-redonda Daniella Morier, sócia-diretora da Avantare Inteligência Interativa, Paulo Teixeira, do Marketing de Busca e Guga Alves, professor do Instituto Infnet e coordenador de marketing digital da EzLearn.

André destacou que 
o número de cliques, por exemplo, não reflete o sucesso de uma campanha. “Se você criar uma campanha de bombom de graça e várias pessoas clicarem, isso não quer dizer que ela é boa”. Por isso, se há muitos cliques e pouca conversão, é hora de avaliar a estratégia online. “É importante analisar o que acontece no pós clique”, reforçou.

Além disso, André falou sobre outro mito em campanhas de links patrocinados, como por exemplo “conseguimos mais de cinco mil visitas por dia”. Mais do que considerar apenas o número de visitas, é preciso analisar fatores, como o custo por visita, a taxa de conversão e o ROI, para definir se uma campanha realmente teve sucesso ou não.

Guga aproveitou para acrescentar que é preciso entender a intenção do usuário
 ao fazer uma busca. “Nem sempre ao clicar no seu link o usuário quer comprar algo, ele pode querer uma informação sobre o produto. E isso também é conversão, fazer com que o usuário te veja como referência para encontrar o que deseja”.

Ou seja, o sucesso de uma campanha online
 depende de um conjunto de passos importantes, que também incluem definir KPIs, integrar PPC e SEO, focar em resultados de negócio e aproveitar oportunidades de campanhas offline, já que ela também podem aumentar as buscas por determinadas palavras-chave.

Assista o vídeo do evento: