O 18º WAW aconteceu dia 11 de novembro, na ESPM, com Raquel Scrivano, Head de Business Intelligence da central Kolab de inteligência e mídia da Coca-Cola, que fica dentro da WMcCann em parceria com a CUBO. Ela atuou como responsável por BI dentro da Coca de 2009 a 2012 e compartilhou sua experiência em inteligência e mídia. Raquel falou sobre a cultura de métricas na área de IMC e o uso de formatos de análise, reports e dashboards. Cada vez mais, é essencial observar o mercado e usar dados para a tomada de decisões estratégicas, aplicando esse conhecimento para explorar oportunidades e antecipar tendências.
Aumento da importância de BI:
- Complexidade do cenário de comunicação, através de integração on e off-line;
- Big data, tudo agora gera dados automaticamente. No futuro, com internet das coisas
Mudanças profundas na indústria de Comunicação
- Busca por eficiência, especialmente para otimizar custos
- Necessidade de integração, não há mais separação: todas as agências cuidam de marketing digital
- Ascensão das redes sociais
- Explosão de mobile
O papel de BI na comunicação:
- Insights estratégicos e aprendizado
- Definição de critérios de mídia, para comparar diferentes fontes de dados
- Recomendação de KPIs e cálculo de metas
- Campanhas data-driven: CRM e retargeting
- Monitoramento, otimização e plano de ação de campanha
- Usabilidade / otimização de sites
Curta a página da Avantare e participe do grupo oficial do WAW para saber dos nosso próximos encontros